segunda-feira, 30 de junho de 2008

Precisa de humor!

Estou lendo o livro Love, laugher and parenting - amor, humor e paternidade. O livro é de Steve Biddulph, autor do famoso Criando Meninos, e sua esposa Sharon. No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Fundamento como Filhos, nossa imortalidade.

Bem, o livro aborda da gravidez aos seis anos, o que os autores chamam de período mágico. Mas é muito legal, pois traz histórias reais de pais compartilhando suas histórias, os conselhos do psicólogo e muitas piadas.

Essa semana eu li uma seção de perguntas e respostas, vou colocar algumas para vocês rirem:

P. Quanto mais tempo de gravidez eu tenho, mais pessoas estranhas sorriem para mim da rua. Por quê?
R. Porque você está mais gorda do que eles.

P. Já faz algum tempo que meu bebê mexeu pela primeira vez. Quando ele deve se mexer novamente?
R. Provavelmente, só depois que sair da faculdade.

Não lembro das outras, mas vou colocar mais aqui, amanhã.

Família reunida, contente da vida

Meu marido lindo está super feliz com a nossa gravidez... sempre esteve, mas não eu não tinha comentado sobre isso aqui ainda.

O que ele falou é que agora ele sente que somos uma verdadeira família... Ele sempre pergunta: Como está a família? Um amorzinho...

E ele não passa um dia sem falar com o bebê!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Mega ultra hiper super sensibilidade

Partimos de duas premissas:
1) Eu sou super sensível
2) Gestantes tendem a ser muito sensíveis

Logo, Melina gestante é igual a choro constante!

Sério gente, eu sempre fui muito sensível. Minha TPM sempre teve pouca irritação e muito choro. Uma vez aconteceu algum chocante... Eu estava assistindo tv e começou a passar a propaganda do Unibanco. Vou descrevê-la.

A propaganda eram de desenhos animados... Era a rotina do unibanco, daí entrava um cliente, que - detalhe - era um ponto de interrogação e não uma pessoa. No final da propaganda, ele tinha suas dúvidas sanadas e virava um ponto de exclamação. E o gerente do Unibanco orientava um funcionário: "Ei , cuidado com o cliente".

Pasmem, bastou falar "cuidado com o cliente" e comecei a chorar... O que é isso, né?

Então calculem a minha sensibilidade durante essas semanas. Estava ouvindo uma música do Diante do Trono para Crianças, o Rap da Família (que faz toin, toin, chic, chic, toin, toin) e comecei a chorar.

É muito engraçado, mas não ria de mim senão eu choro!


terça-feira, 24 de junho de 2008

Coisas de mãe...

Mãe é mãe e eu já me sinto uma, mas queria falar um pouco sobre a minha...
Quando falei que estava grávida, alguém perguntou se eu já estava sentindo enjôos e eu falei que não, daí ela logo completou: "Você não vai sentir enjôo porque eu não tive em nenhuma gravidez (ela teve três)".

Fiquei feliz. Por pouco tempo...

Uns dias depois, tive um super enjôo - até agora, o único enjôo genuíno da minha gestação - e falei para ela. Ela respondeu: "É assim mesmo, eu enjoei a gravidez inteira, nas três vezes".
Contradição?? Segundo ela, só queria me poupar de preocupação.

Agora não sei se posso confiar...
Essa semana estava falando sobre a azia (ler post anterior) e minha vó comentou que geralmente as mulheres têm azia mais no final da gravidez. Minha mãe afirmou: "Já vai passar e você não vai ter mais". Será?

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Azia...

É muito engraçado ver os mil e um mitos que envolvem a gravidez como, por exemplo, que a azia acontece porque o cabelinho do bebê está nascendo... Não preciso nem comentar que não há nenhum fundamento científico para isso.

Se assim o fosse, meu nenê seria o mais cabeludo do espaço sideral porque a azia tem sido minha companheira diária. O detalhe é que a azia é comum a partir do segundo trimestre de gestação e eu não terminei nem o terceiro mês ainda...

Nada a ver com os cabelos do nenem, a azia acontece porque toda a musculatura do sistema digestório fica mais relaxada, demorando a digestão e aumentando essa sensação tenebrosa de queimação no estômago. E, uma das conseqüências também nada agradável, é a prisão de ventre... Dá-lhe Yakult todo dia!

(Aliás, abrindo um parênteses literalmente, você ja pensou como alguém te explicou que a azia é azia??? Você se sentia mal, daí um dia alguém contou como era, mais ou menos sentir azia, e você pensou: "acho que é isso, então". Mas, se você pensar bem, é bastante complicado descrever a azia, não é? Tudo bem, era só uma divagação, porque eu demorei para descobrir que eu tinha azia...)

Engraçado foi outro dia... Eu fui almoçar na casa da minha mãe, aproveitar que lá tinha comida saudável e gostosa, e enquanto eu comia, a senhora que trabalha para ela perguntou como eu me sentia. Comentei que estava com muita azia e ela logo respondeu: "Nossa, já?? Imagina quando começar a nascer o cabelo do bebê, então".

Claro que não fui indelicada e não falei que o comentário dela não tinha fundamento científico nenhum...

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Muito sono

Eu sou uma pessoa que sempre tive muito sono.
Essas história de 8 horas de sono ser suficiente, para mim, é bobagem! Já foi provado cientificamente que cada pessoa tem o seu tempo para descanso e para alguns pode ser mais ou menos de 8 horas... No meu caso, é mais!

Se eu durmo oito horas, acordo com muuuuito sono mesmo. O meu tempo mínimo de descanso é 10 horas, de verdade. Não me julgue, não sou preguiçosa, apenas sonolenta.

Todos os lugares com dicas de saúde para grávidas fale para você durmir pelo menos uma hora a mais por noite, para controlar o sono excessivo, comum durante a gestação. Para mim, está sendo muito difícil porque não consigo ir dormir antes do Jr chegar (22h50) e acabo, consequentemente, não conseguindo acordar no dia seguinte.

10:00 para mim é o mínimo.
Infelizmente, os compromissos continuam...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Tios internacionais

Os nossos queridos amigos Tody e Taty mandaram um presente e uma cartinha para o bebê, lá dos Estados Unidos... que amores, né? Só queria registrar o agradecimento!!!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Será que ele está bem?

Minha amiga Dé, mãe da linda Alice, escreveu em um comentário que é para eu aproveitar para dormir agora porque depois, por mais que o bebê durma a noite inteira, eu vou acordar só para ver se ele está bem.

Como eu sou uma pessoa que amo dormir demais mesmo, sempre achei que não seria assim. Sempre pensei: "Quando ele chorar, eu acordo, mas se ele dormir tranquilo, tudo bem!". Doce ilusão! Provavelmente serei bem louquinha mesmo.... E mesmo sem o bebê ter nascido, já consegui constatar isso...

A minha última ecografia foi no início de junho, a minha próxima ecografia vai ser só em 17 de julho e vocês não têm idéia da angústia que eu sinto pensando: "Será que está tudo bem lá dentro??? Será que o coração ainda está batendo? Será que aconteceu algum problema??". E se tiver alguma coisa errada, eu só vou saber daqui um mês... É desesperador!

Decidi não pensar muito para não ficar louca...

O que me conforta são os versículos do Salmo 139 - "Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre da minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos o teu livro antes de qualquer deles existir"

Mesmo que eu, o Junior, a dra. Margareth, a ecografia não possamos ver o meu bebê, sei que o Deus Todo-Poderoso está olhando para ele e formando-o maravilhosamente bem. Não tenho com o que me preocupar!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Comer bem II

Ah, complementando o post anterior...

Uma coisa muito legal, que me ajuda a fiscalizar a minha alimentação, foi uma tabelinha que vi na revista Meu Nenê (é claro que já comprei revistas de gestantes, né?)

É uma tabelinha para colocar na geladeira e, teoricamente (não que eu faça isso mesmo), você marca se você já comeu diariamente as seguintes porções:

3 porções de frutas ou sucos naturais
3 porções de vegetais crus ou cozidos no vapor
6 porções de carboidratos do tipo complexo (pães e massa integral, batata e cereais)
2 porções de leite, iogurte ou queijo
2 porções de carnes em geral
2 porções de ovo (uma porção, pelo menos duas vezes por semana)
1 porção de leguminosa (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha) confesso que esse é minha maior falha...

A revista até traz um cardápio para uma semana, mas eu não consigo seguir essas coisas...
Caso você queira saber, vou colocar a utilidade de cada nutriente na dieta da gestante

Proteína - Desenvolvimento das células do nenê e da placenta
Cálcio - Formação óssea do feto
Vitamina D - Boa foramação das células, dentes e ossos
Ferro - Constituição das células do sangue
Vitamina A - Auxilia na multiplicação celular e desenvolvimento de ossos e dentes
Ácido fólico - Fundamental para aumentar a produção de sangue
Ômega 3 - Formação do cérebro do bebê

Bem, ainda que você não seja gestante, você aprendeu coisas bem interessantes sobre nutrição.
Para consulta, a Revista Meu Nenê é da Editora Símbolo e as informações foram tiradas da edição 121.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Comer bem

Fui elogiada por minha amiga Lets, em comentário, por estar comendo bem... Quem me conhece, como ela, sabe que comida para mim é sinônimo de lanches rápidos. Além de serem rápidos (...), são muito mais baratos que "comida de verdade".

Entretanto, desde que descobri que estou grávida, o meu senso mudou completamente... Eu fico preocupada em comer bem e me sinto até mal se não faço isso.

Ontem e anteontem, por causa da mudança, comi só besteira: pizza, lasanha, McDonalds e outros... Fiquei esses dois dias sem comer nada de legumes e frutas, que peso na consciência!

Hoje, para compensar, comi comidinha novamente... Mesmo que não estivesse com vontade de comer nada. Estou meio nauseada...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Só uma coisinha...

Estou sem escrever devido à correria da mudança...
Mas não poderia de deixar de fazer um agradecimento à Kátia que fez arroz doce e supriu a minha vontade de dias... Kátia, muito obrigada!!!!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Os desejos da gestante

Não sei como funciona com outras gestantes, mas comigo os desejos são mais ou menos assim: tudo o que eu ouço falar, eu tenho vontade de comer... Daí eu como, e depois não consigo mais olhar para aquilo.

Na sexta-feira passada, acordei por volta da meia-noite, com fome. A minha vontade era comer uma fruta bem suculenta, tipo ponkan ou melancia... Só que não tinha isso lá em casa, pois como estou me mudando essa semana ainda não fiz compras. Ainda na cama pensei: "Bem, vou fazer um arroz doce"

Levantei com água na boca, desejosa pelo doce, e vi que não tinha leite... fiquei muito frustrada. Comi bolacha de água e sal com queijo! :

Mas não é só de desejo que vivo, tenho muita fome, muita mesmo. A cada três horas, meu estômago começa a doer muito de fome e preciso comer alguma coisa. Falei para minha obstetra e a ersposta dela foi: "Pois é, você está grávida".

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Os cuidados com a pele

Desde que descobri que estou grávida comecei a passar hidratantes para evitar estrias... Infelizmente, descobri que nem todos os hidratantes ajudam a gestante nisso.

Fui, então, dar uma olhada em cremes específicos para gestantes e encontrei a linha Gerare que é tudo de bom e tudo de caro. Um pote muito pequeno de creme custa mais de R$ 40,00.

A minha obstetra me deu umas amostras grátis, mas cada uma dá para uma aplicação apenas, mas são ótimas.

Como não posso gastar tudo isso de dinheiro, decidi ir em uma dermato e pedir para ela me receitar um creminho. Assim, peço para minha tia que tem farmácia de manipulação fazer para mim... acho que vai ser uma grande vantagem.

E sem contar que posso pedir sem cheiro pq alguns aromas já estão me fazendo meio mal...

sexta-feira, 6 de junho de 2008

As "regalias" da gestante

As pessoas me falam você não pode carregar peso, não pode cansar demais, não pode se estressar... Mas ninguém se oferece para ficar o dia inteiro do meu lado carregando as mil coisas que eu preciso, o horário comercial do mundo não mudou das 11h às 16h e os problemas continuam a minha volta.

E o pior é que quando carrego as coisas que eu preciso, durmo pouco por causa de compromissos ou me estresso com mil e uma coisas, eu que me sinto pior achando que estou fazendo mal para meu bebezinho...

Sério, não é fácil!

Coraçãozinho...

Ah, e é claro, na ecografia é possível ouvir o coração acelerado, 134 batimentos por minuto.
Clique abaixo e ouça!


Conhecendo o bebê

Algumas das imagens da primeira eco, quando meu bebê ainda tinha 8,6mm e 6 semanas e 6 dias de vida.

Aí, ao lado a médica estava em medindo ele e os batimentos cardíacos.










Essa bolinha não é a cabeça dele... é a vesícula vitelínica que nutre ele enquanto ainda não há placenta. Ele é só a manchinha embaixo.












Lindo, né???

A bolinha embaíxo é a vesícula e ele está em cima.
Essa foi a primeira ecografia, a transvaginal, que pode dar a data exata da gestação, ver o tamanho do embrião e do saco gestacional e fala, até mesmo, qual ovário foi fecundado... no meu caso, o esquerdo.
Fantástico, né?
A próxima vai ser com 13 semanas, a translucência nucal, para detectar doenças no bebê. Claro que não vai ter nenhuma!!!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

A tal da coca light

Quem me conhece sabe que uma das poucas coisas que mata a minha sede é coca light (ou zero) e que posso beber em qualquer momento do dia ou da noite, ficando sempre muito feliz com o gasoso líquido negro.

Desde que eu engravidei, entretanto, decidi diminuir drasticamente o seu consumo. O que antes era diário (leia-se a principal fonte de líquidos para mim) agora passa a ser um prazer semanal para os almoços em família.

Apesar de ainda não ter conversado com a obstetra sobre o assunto, decidi cortar por vários motivos:

1) Refrigerantes em geral tendem (segundo leituras) a diminuir a absorção do cálcio pelos ossos, prejudicando a minha estrutura óssea e também a formação da estrutura do bebê

2) Refrigerantes de cola contém cafeína, ingrediente que pode ser ruim para a formação do bebê (também segundo leituras)

3) Refrigerantes de cola light contém adoçantes e nem todos são seguros para o bebê

4) e, em algum lugar do mundo, eu ouvi uma vez que a tal de fenilalanina (presente na coca light) pode ser prejudicial para o feto também

É importante frisar que todos esses argumentos foram montados com base em conhecimentos leigos sobre gestação e leitura de textos de internet, nem sempre confiáveis, certo? Vou tirar todas as minhas dúvidas com a obstetra...

Enfim, só que ontem eu percebi que a tal da coca light é muito mais importante do que eu imaginava (na verdade, eu já sabia...). Depois de jantar tomei água, suco de uva, água com gosto de maçã da ouro fino e nada, simplesmente nada, matava a minha sede!

Não resisti, tive que pedir para meu maridinho comprar uma deliciosa coca light para mim. Mas tomei só um copo!

Enxaquecas...

Não posso afirmar que elas serão companheiras da gravidez (realmente, espero que não), mas as enxaquecas já me maltrataram por dois dias desde que descobri que estou grávida...

Hoje pela manhã, não conseguia ficar com olho aberto, mas também não conseguia piscar, e mesmo com os olhos fechados, ainda doía! Difícil, né?

E o pior é que nem posso tomar duas neosas como de costume... amanhã vou na obstetra e vou descobrir como me livro delas.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Menos de um centímetro

Fiz a primeira eco... que alegria!

O bebêzinho tem menos de um centímetro - 8,6mm... minusculozinho, né? Mas a médica falou que é o ideal para o tempo de gestação: 6 semanas e 6 dias.

O coração em compensação bate aceleradíssimo... 134 batimentos por minuto. Claro que chorei ao ouvir... Minha mãe e o Júnior também se emocionaram, é claro.

Se tudo der certo coloco imagens aqui amanhã.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Alegria de verdade...

Basta você ficar grávida e você começa a sentir realmente como as pessoas te amam. Foi impressionante vir na igreja nesse final de semana... Umas 150 pessoas (sério, sem exagero) vieram me parabenizar com um super sorriso no rosto, abraços sinceros e votos de felicidade.

Claro que a minha mãe, vovó coruja, já comprou um lindo sapatinho de renda para o bebê... Como disse minha amiga Paty: é tão branco, que dá até medo de tocar.

Ganhei também um par de luvinhas da Camila, uma par de meias da obstetra Dra Margarete, e um lindo ursinho de pelúcia do pessoal da Expressa. Aliás, o presente da Expressa foi o primeiro, mas não contem para minha mãe...

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Uma semana de muitas descobertas...

No dia 26 de maio, a vida começou a mudar...
Depois de alguns dias com uma pseudo-gastrite e muitas espinhas aparecendo no meu rosto, resolvi fazer um teste de gravidez de farmácia. E deu positivo... E agora??

Fiquei muito feliz. Nossos planos era engravidar no início de 2009, mas existe um tempo certo para todas as coisas, certo?!

Marquei com a ginecologista no dia seguinte e fui fazer o exame de sangue. Foram mais de 24 horas de muita tensão até sair o resultado, mas quando saiu ficamos muuuuuito alegres! Deu 13.000 o número que tinha que ser acima de 25... Acho que estou super grávida, né?!

Essa foi a semana das primeiras descobertas e de começar a fazer os primeiros exames pré-natais. Na quarta, é hora de saber certinho há quanto tempo esse bebê está aqui e se está tudo bem :)

Ah, não posso deixar de contar que na sexta-feira recebi minha primeira senha preferencial para gestantes no laboratório... hehehe, é claro que guardei! olhe abaixo (valeu, Edilaine)