segunda-feira, 16 de junho de 2008

Comer bem II

Ah, complementando o post anterior...

Uma coisa muito legal, que me ajuda a fiscalizar a minha alimentação, foi uma tabelinha que vi na revista Meu Nenê (é claro que já comprei revistas de gestantes, né?)

É uma tabelinha para colocar na geladeira e, teoricamente (não que eu faça isso mesmo), você marca se você já comeu diariamente as seguintes porções:

3 porções de frutas ou sucos naturais
3 porções de vegetais crus ou cozidos no vapor
6 porções de carboidratos do tipo complexo (pães e massa integral, batata e cereais)
2 porções de leite, iogurte ou queijo
2 porções de carnes em geral
2 porções de ovo (uma porção, pelo menos duas vezes por semana)
1 porção de leguminosa (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha) confesso que esse é minha maior falha...

A revista até traz um cardápio para uma semana, mas eu não consigo seguir essas coisas...
Caso você queira saber, vou colocar a utilidade de cada nutriente na dieta da gestante

Proteína - Desenvolvimento das células do nenê e da placenta
Cálcio - Formação óssea do feto
Vitamina D - Boa foramação das células, dentes e ossos
Ferro - Constituição das células do sangue
Vitamina A - Auxilia na multiplicação celular e desenvolvimento de ossos e dentes
Ácido fólico - Fundamental para aumentar a produção de sangue
Ômega 3 - Formação do cérebro do bebê

Bem, ainda que você não seja gestante, você aprendeu coisas bem interessantes sobre nutrição.
Para consulta, a Revista Meu Nenê é da Editora Símbolo e as informações foram tiradas da edição 121.

Um comentário:

Fabi disse...

Como assim, falha nas leguminosas? Amendoim é leguminosa! Dona Mãe da Mel, solta uma porção de amendoim pra essa menina agora!!!